Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

domingo, 28 de agosto de 2016

ASA - Compartilhando Idéias - ano 9 - nº 345

Boletim da Articulação Semiárido - ASA
Quarta, 24 Agosto 2016 - ano 9 - nº 345
ACOMPANHE A ASA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS

Mulheres unidas não se calam diante de um governo machista

SÉRIE NENHUM DIREITO A MENOS | Maria Aparecida da Silva (Cida Silva) é agricultora, mãe de cinco filhos, e secretária de Política Agrícola e Meio Ambiente do Sindicato de Porta da Folha, em Sergipe. É também integrante de uma associação de mulheres que tem o objetivo de produzir alimentos saudáveis. A cerca de 500 km de Porto da Folha, no município de Queimadas, na Paraíba, a agricultora Angeneide Pereira de Macedo também desenvolve um trabalho com mulheres, mais especificamente com quintais produtivos. Ela também é diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e teve cinco filhos.
Em vários cantos do país, de norte a sul, no campo e na cidade, existem mulheres como Cida e Angeneide que desempenham diversas funções e que estão unidas na luta contra as desigualdades de gênero. Para muitas delas, o trabalho com outras mulheres em seus mais variados formatos seja no âmbito local, estadual ou nacional tem sido catalisador de mudanças que vão desde uma maior consciência sobre o seu papel de mulher como sujeito político até o enfrentamento e a superação da violência, que é um problema grave do país.

Em todos os Estados começam preparativos para o 22º Grito dos/as Excluídos/as Nacional

Dia 7 de Setembro. Dia da Independência do Brasil. Mas de que independência estamos falando? Essa é uma das reflexões propostas pelo Grito dos/as Excluídos/as Nacional que há 22 anos leva as demandas populares para as ruas. Com o lema “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata!” e tema “Vida em primeiro lugar”, o Grito seguirá denunciando as várias formas de desigualdades do país e apontando qual o real papel do Estado diante de tanta exclusão.

 

Incubadora da Ufal cria Banco Comunitário em parceria com a AAGRA

Para promover o acesso a serviços financeiros e bancários a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Ufal (Ites) inaugurou, na cidade de Igaci, o Banco Comunitário Olhos D’água. A ideia é atender populações mais pobres e excluídas do sistema financeiro ou em dificuldades de acesso ao crédito nos bancos comerciais. A lógica de finanças solidárias do Banco Comunitário articula cinco eixos de ações: microcrédito solidário, moeda social, educação financeira, correspondências bancária e apoio à comercialização.

 

Mulheres sertanejas dão continuidade à luta e à sua história

O Sertão pernambucano marcou o início da luta e organização das mulheres trabalhadoras rurais no estado, mais precisamente a partir de 1981, período em que o Nordeste vivia seu terceiro ano de seca e elas tiveram que lutar para participarem das frentes de emergência implantadas pelo governo federal da época, que só permitia homens. Essas e outras histórias estão sendo revividas durante a realização do Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, ontem e hoje (23 e 24), em Triunfo, sob a coordenação da Diretoria de Política para as Mulheres da Fetape.

RÁDIO ASA

Álbum sonoro de histórias do EnconASA

Ouvir as recordações e projeções dos laços de vida para a Convivência com o Semiárido. Este programa faz um convite para multiplicar as vozes de histórias e propostas que ecoam nos Encontros Nacionais da ASA - as edições do EnconASA. Há um resgate histórico sobre as oito edições realizadas e propostas e articulações para a próxima, que será realizada em novembro, no Rio Grande do Norte.

O CANDEEIRO

“Nós mulheres devemos ocupar novos espaços”

Quem arriscaria em dizer que aquela criança que acompanhava a mãe e o pai, Dona Domingas da Silva Cardoso e Seu Ariovaldo Gonçalves da Silva, no beneficiamento do Umbu, feito na cozinha de sua casa, seria a primeira mulher a presidir a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Com 13 anos de trabalho, a Coopercuc tem hoje como presidenta Denise Cardoso dos Santos.

PARTILHA DA SEMANA

SEMIÁRIDO NA MÍDIA


ASA NAS REDES
Encontro com mulheres de PE reforçou a afirmação do feminismo anticapitalista, antirracista e antipatriarcal nessa conjuntura de golpe e regressão de direitos.​     Educação Contextualizada:  No dia 11/08, foi realizado o Encontro Territorial do Projeto Cisternas nas Escolas, organizado pelo Cedasb, em Vitória da Conquista/BA.A sétima edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia atraiu um público de mais de cinco mil pessoas à cidade de Areial, no Agreste Paraibano.

Este boletim é uma produção da Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom). Jornalista Responsável: Fernanda Cruz (DRT/PE 3367). Jornalistas: Gleiceani Nogueira (DRT/PE 3837), Ylka Oliveira (DRT/RN 00915), Daniel Lamir (DRT/PE 2809), Elka Macedo (DRT/BA 4280), Verônica Pragana (DRT/PE 2923) e Hugo de Lima.
Remover assinatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo