Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Praticas Terapeuticas na Agricultura


Manejo adaptado e práticas terapêuticas em horticultura são temas
de Dia de Campo em Arandu

Com o objetivo de ampliar a produtividade e controlar o ataque de pragas e doenças na olericultura (cultivo de legumes e verduras), com promoção da fertilidade do solo, e melhorar as condições ambientais para as plantas cultivadas, a CATI Regional Avaré realizou no dia 29 de janeiro, o Dia de Campo sobre “Manejo adaptado e práticas terapêuticas em horticultura”. O evento ocorreu na Fazenda Boa Vista, do olericultor orgânico José Guilherme Benedetti, em Arandu, onde 34 pessoas entre olericultores, técnicos e produtores rurais do município e de Avaré tiveram orientações teóricas e práticas sobre o tema. Também estiveram presentes  o secretário de Agricultura e Abastecimento de Arandu, Valter Câmara, o agricultor Celso Deolin, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Bairro Anhumas (Apran) e o diretor da CATI Regional Avaré, Eliseu Aires de Melo.

A Casa da Agricultura de Arandu e a Prefeitura Municipal apoiaram a realização do evento que teve como palestrantes principais o agrônomo-homeopata João Nabuco e a engenheira florestal Lívia Moraes, ambos de uma empresa com sede em Águas de Santa Bárbara, especializada no uso de terapias homeopáticas na agropecuária.
 
A abertura do evento foi feita pelo engenheiro agrônomo Sérgio Faria, da CATI Regional Avaré, que abordou a importância de o produtor rural transformar as condições do solo e do meio ambiente da área cultivada, por meio do uso de técnicas consagradas como a adubação orgânica, adubação verde, compostos orgânicos, adubação mineral de baixa solubilidade, plantio direto, cobertura do solo. Ele também enfocou a necessidade de redesenhar a propriedade com uso adequado de quebra-ventos, plantio na face Norte, cordões vegetais, mapeamento dos talhões e a máxima utilização dos “processos” ao invés da máxima utilização dos “produtos”. “Essas ações libertam os produtores rurais dos pacotes tecnológicos propostos pela agricultura convencional, baseada principalmente no uso de adubos químicos, agrotóxicos, defensivos, pesticidas e inseticidas de alta toxicidade para o homem, os animais e o meio ambiente”, explicou Sérgio Faria. 

Homeopatia na agricultura - Na sequência, o agrônomo-homeopata João Nabuco discorreu sobre o histórico da homeopatia desde o médico suíço Paracelso (ano 1500), passando por Samuel Hahnemann (1755-1843), Rudolf Steiner (Antroposofia, agricultura biodinâmica), até os dias atuais com o professor doutor Vicente Wagner Dias Casali, agrônomo que, desde 1996, estuda o uso da homeopatia na agricultura na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais.

Em seguida, Nabuco abordou a ação homeopática no estímulo da força vital das plantas e sua autodefesa, citando exemplos da eficácia do controle de pragas e doenças em viveiros de mudas, cultivos de plantas e criações animais, apontando as vantagens da homeopatia: ser atóxica; de fácil manejo; poder ser aplicada via irrigação e sem período de carência, proporcionando plantas com maior teor de óleos essenciais, brilho, vigor, persistência foliar, raízes rustificadas e ativas. “Com o estímulo homeopático, temos uma ação primária instantânea e uma ação secundária duradoura na planta com efeito acumulativo, natural e fisiológico”, esclareceu Nabuco.

Projeto – De acordo com a responsável pela Casa da Agricultura de Arandu, Helena Giraldi, o município deverá desenvolver um projeto de olericultura com oito produtores integrantes da Apran, visando apoiar e fortalecer o fornecimento de produtos locais para a Prefeitura de Arandu pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar  (PNAE). “Temos a intenção de atuar também no setor de bananicultura, inserindo os produtores da Agrofaria, associação que além da fruticultura trabalha com hortas e peixes cultivados em tanques-rede”, explicou Helena.

Mais informações:

Casa da Agricultura de Arandu
(14) 3766-1124
CATI Regional Avaré
(14) 3733-1977 ramal 30
Caderno da Horta Orgânica Familiar com Homeopatia
Agroecologia - Conceitos

Colaboração: Jornalista Fernando Franco Amorim/CATI Regional Avaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo