Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Inventario Florestal Brasileiro


Brasil faz primeiro inventário florestal em 40 anos

Brasil faz primeiro inventário florestal em 40 anos

O Brasil vai fazer o seu primeiro Inventário Florestal Brasileiro (IFB) em quarenta anos, aunciou o Ministério do Meio Ambiente brasileiro. O novo estudo pretende aprofundar o conhecimento a respeito das matas do país e, assim, traçar políticas públicas mais eficientes para o uso e conservação das florestas.
Entre outros dados, o inventário reunirá informações sobre os stocks de biomassa e carbono das florestas e as espécies de fauna e flora que habitam nesses locais, além do modo de vida da população. O inventário começou a ser feito em 2011, em fase de testes, nos Estados de Santa Catarina e Distrito Federal e será expandido este ano para a Floresta Amazónica.
Portugal, recorde-se, vai apresentar em breve o seu novo Inventário Florestal. Alguns resultados já são conhecidos.
De acordo com o Governo brasileiro, citado pelo Planeta Sustentável, o inventário será montado a partir da recolha de informações em 22 mil pontos do país, sendo que quatro mil deles estão na região amazónica. O projecto contará com a participação de universidades, instituições de pesquisa, governos locais e dos próprios moradores, que também serão entrevistados.
O custo total do novo inventário, cuja conclusão está prevista para 2016, é estimado em R$ 150 milhões (€55,8 milhões).
O primeiro e único inventário florestal do Brasil foi feito há quase 40 anos, na segunda metade da década de 1970. Os resultados da iniciativa foram divulgados em 1983 e, desde então, não mais actualizados. In Greesavers


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo