Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Agroecossistemas do Araripe

Grupo se prepara para realizar estudo sobre viabilidade econômica de agroecossistemas do Araripe

publicado por 

Oficina territorial_Foto_Caatinga (2)
Um grupo de cerca de 25 pessoas, formado por representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, Ongs, sindicatos e associações realizará um estudo sobre a viabilidade econômica de três diferentes agroecossistemas da agricultura familiar do Araripe Pernambucano.
A facilitadora, Laeticia Jalil, que está apoiando a realização do estudo esclarece que a atividade tem o objetivo de ajudar a compreender a partir do território do Araripe como se dão as dinâmicas da agricultura familiar e de que modo, as organizações podem fortalecer e apoiar as famílias agricultoras em suas diferentes atividades.
“Pra gente este estudo é muito importante para que possamos compreender e qualificar as nossas ações. Qualificar as ações de assistência técnica e extensão rura; poder chegar melhor as políticas públicas. Pra gente que faz parte da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) é importante responder à pergunta: Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia? E a gente também está invertendo essa pergunta para entender como a agroecologia pode fortalecer os processos da agricultura familiar nos diversos territórios”, ressaltou Laeticia.
Para tanto, o grupo participou de uma Oficina Territorial nos últimos dias 02 e 03, na sede da ONG Caatinga em Ouricuri para receber orientações sobre a metodologia que será utilizada na conversa com as famílias. A atividade é uma realização da Articulação Nacional de Agroecologia- ANA, por meio do Projeto “Construindo agroecologia em rede” em parceria com a Ong Caatinga.
O próximo passo é a realização do estudo que está previsto para acontecer entre os dias 20 e 22 deste mês. Serão analisadas as experiências de três famílias que trabalham de formas diferentes: uma em transição agroecológica; outra que pratica a agricultura convencional e uma última que não possua terra própria e não acesse políticas e programas sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo