Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Guia ensina como prevenir a exposição de crianças aos pesticida

Guia ensina como prevenir a exposição de crianças aos pesticidas

Adital
O novo guia visual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) informa como prevenir e reduzir a exposição de crianças aos pesticidas. Intitulado "Proteja as crianças dos pesticidas!” ["Protect children from pesticides!”, título em inglês], o guia é voltado para agentes agrícolas, educadores rurais, inspetores do trabalho e organizações de produtores.
fao

Segundo Rob Vos, diretor da Divisão de Proteção Social da FAO, a publicação foi desenvolvida, inicialmente, em Mali, onde é amplamente utilizada nas escolas rurais para agricultores e por diversos agentes. Agora, o guia está se expandindo para a Nigéria e outros países africanos.
O informe é uma ferramenta para ensinar camponeses e suas famílias a identificarem e minimizarem os riscos de exposição a substâncias tóxicas nos trabalhos em casa e no campo. A publicação divide-se em três sessões: como as crianças são expostas aos pesticidas; por que as crianças correm mais riscos; o que pode ser feito para reduzir a exposição das crianças aos pesticidas na comunidade.
fao De acordo com estatísticas da OIT, quase 100 milhões de crianças entre cinco e 17 anos estão submetidas ao trabalho infantil na agricultura. Muitos são expostos diretamente a produtos químicos tóxicos durante as atividades agrícolas e por meio do consumo de água e de alimentos.
Crianças e adultos podem ser expostos a pesticidas através do ar, da boca, da pele e dos olhos. Os efeitos da exposição podem ser muito graves, entre eles: dor de cabeça, tontura, irritação nos olhos, cegueira, dificuldade de concentração, sangramento no nariz, náusea, vômitos, reações alérgicas, dificuldade de respirar, problemas na pele (erupções cutâneas, dermatite e queimaduras).
fao No longo prazo, os efeitos podem chegar a distúrbios reprodutivos, enfisema e asma, alterações no sangue, problemas neurológicos (paralisia, tremores, mudança de comportamento, danos cerebrais), cirrose, insuficiência renal e até câncer.
O guia está disponível nas versões inglês, francês, português e espanhol. Futuramente contará com uma versão em russo.

http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=85360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo