Dentro do objetivo da feira que é a sustentabilidade, a Agrotins 2011 apresentará várias tecnologias e sistemas voltados para a agroecologia. Nesta manhã, o Instituto Brasil-Ásia apresentou ao secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, o sistema chamado de Pais - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. O sistema consiste, basicamente, em produção de hortaliças sem utilização de agrotóxicos, informa a presidente do instituto, Simone Martins. "O sistema é feito numa área circular, numa área de 5 mil metros e no centro há um galinheiro, com capacidade para 11 aves, com sistema de irrigação por gotejamento", disse. Todo o sistema, feito em parceria com a Fundação Banco do Brasil, será apresentado durante a Agrotins, que acontece de 10 a 14 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O tema do evento deste ano é “Agropecuária de Baixo Carbono”. O secretário Jaime Café autorizou a comissão organizadora da Agrotins a ceder espaço para que o instituto possa expor os seus trabalhos na feira. "Esse sistema foca em um dos objetivos da feira, que é o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável. Insisto sempre que a determinação do governador Siqueira Campos é para apoiarmos toda iniciativa positiva para o desenvolvimento do Estado", declarou. A audiência dos representantes do instituto com o secretário contou com a participação da deputada estadual Amália Santana, o secretário estadual das Oportunidades, Omar Henneman, e o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua. (Informações da ascom/Seagro) http://www.planetauniversitario.com |
Páginas
Princípios da Agroecologia
Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.
Francisco Roberto Caporal
http://www.aba-agroecologia.org.br/
grãos
Como os lobos mudam rios
Como se processa os animais que comemos
Rio Banabuiu
A VERDADE SOBRE O CANCER
quinta-feira, 28 de abril de 2011
BANIR AGROTÓXICOS.
Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.
A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.
Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário