Princípios da Agroecologia

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Roberto Caporal

http://www.aba-agroecologia.org.br/

grãos

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano

Como os lobos mudam rios

Como se processa os animais que comemos

Rio Banabuiu

https://youtu.be/395C33LYzOg

A VERDADE SOBRE O CANCER

https://go.thetruthaboutcancer.com/?ref=3b668440-7278-4130-8d3c-d3e9f17568c8

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ameaça à educação no campo: Seed fechará Casas Rurais


Governo corta verba das Casas Familiares Rurais. Previsão é que até 2017 não existam mais CRF´s no Estado

Nesta semana, por determinação da Secretaria do Estado da Fazenda(SEFA), uma notificação informou sobre o cancelamento do repasse para Casas Familiares Rurais (CFR) e o remanejamento dos(as) professores(as) que trablham nas Casas. A decisão do governo acarretará o fechamento de algumas CFRs já neste mês julho.

As 20 escolas que possuem Ensino Médio Técnico permanecem, mas já tem seu fim determinado para 2017, e funcionam, a partir de agora, com uma estrutura precarizada: contarão com apenas dois profissionais trabalhando 20 horas semanais em cada unidade. 

O recurso destinado às CFRs, no Paraná, era de 3 milhões e foi, a partir da medida, reduzido para 1 milhão. Dos 238 funcionários(as) existentes para a manutenção das Casas, agora serão apenas 78. E a proposta veio em tom de ameaça: se as Casas não aceitarem a medida, a SEED não irá efetuar o repasse dos quatro meses de convênio que já está vencido em algumas regiões. 

A secretária educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Mazetto avalia que a medida é contrária às avaliações da categoria em defesa da educação para todos e todas. "Estamos diante de mais uma ação de desmonte da educação. A decisão não respeita as especificidades do campo, nem dos alunos, nem dos trabalhadores da educação", considera.

O que são as Casas Rurais? - as Casas Familiares Rurais (CFR) tiveram origem na França em 1937, por iniciativa de um grupo de famílias do campo, propondo a adoção de uma formação profissional aliada à educação humana para seus filhos(as). Nascia, assim, a Casa Familiar Rural, com a estrutura da Pedagogia da Alternância. Hoje, a Casa Familiar Rural expandiu-se para os cinco continentes, em trinta países, com a mesma concepção - responsabilidade e entrosamento das famílias na formação dos(as) jovens, no sentido de provocar o desenvolvimento global do meio. 

A Casa Familiar Rural é um espaço destinado à formação de jovens do campo, os quais tem a oportunidade de receber formação técnica, profissional e gerencial, tendo como objetivo qualificar esses(as) jovens e oferecer alternativas de renda e de trabalho, para assim permanecerem e beneficiarem a própria família. As aulas na Casa Familiar Rural são em pedagogia da alternância. 

A Pedagogia da Alternância é uma alternativa para a Educação no campo, já que o ensino nesse contexto não contempla as especificidades e as necessidades dessa população. Consiste numa metodologia de organização do ensino escolar (tempo escola e tempo comunidade) que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional.

No Sul do Brasil, o processo de implantação das Casas Familiares Rurais teve início no Paraná, em 1987, nos municípios de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, com discussão dos agricultores e envolvimento das comunidades.

Com informações: Portal BelTerra

Disponível em:http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=11573

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANIR AGROTÓXICOS.

Assine o Abaixo-Assinado virtual que pede o banimento dos agrotóxicos já proibidos em outros países do mundo e que circulam livremente no Brasil.

A Campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos dos agrotóxicos, pressionar governos e propor um modelo de agricultura saudável para todas e todos, baseado na agroecologia.

Assine já, pelo banimento dos banidos! Entre no link abaixo.

CICLOVIDA Completo